Warning: Undefined array key "Source Sans Pro" in /var/www/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php on line 3051

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php on line 3051

Warning: Undefined array key "Source Sans Pro" in /var/www/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php on line 3081

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php on line 3081
Núcleo Espírita Assistencial "Paz e Amor"

Estamos Aqui!!!

Informativo mensal do NEAPA
Índice

Pensamento e vida

06/2001 | Estamos Aqui!!!

Raphael Rios

Imagem do informativoEm palavras singelas, foi o Pensamento Criador do Supremo Arquiteto que gerou o oceano infinito de energia que, condensada, fez o Universo materializado. E pelas Leis da Evolução, passando pela Vida, originaram-se os seres que culminaram no homem, a caminho da Angelitude, no roteiro do Infinito que é o Amor Total.

Depois do amor, o pensamento é a maior de todas as forças. O pensamento, nos seres humanos, é o motor da ação. Daí, nós todos sermos o que pensamos. O teor do pensamento é dado pelo seu conteúdo de Amor, isto é, de respeito pela Criação Divina, desde a Natureza até os nossos semelhantes, conforme a Regra de Ouro que o Cristo vivenciou e nos deixou: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.

Nossos pensamentos e nossas ações determinam o nosso futuro.

Extraímos de antigo livreto do Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento o parágrafo seguinte que nos proporciona salutar esclarecimento:

“Bons pensamentos e atos bons jamais produzirão maus resultados, da mesma forma que maus pensamentos e maus atos jamais produzirão bons resultados. Embora não pareça, o pensamento não pode ser mantido em segredo, porque ele se cristaliza rapidamente em hábitos e os hábitos se concretizam em circunstâncias. Pensamentos de medo, dúvida e indecisão, por exemplo, cristalizam-se em hábitos fracos e irresolutos, os quais se concretizam em circunstâncias de perdas e de dependência. Pensamentos de ódio e condenação cristalizam-se em hábitos de acusação, os quais se concretizam em circunstâncias de injúria e perseguição. Mas pensamentos de coragem, autoconfiança e decisão cristalizam-se em hábitos energéticos, os quais se concretizam em circunstâncias de boas realizações e liberdade. Pensamentos de amor e de altruísmo cristalizam-se em hábitos de disposição espontânea para perdoar, os quais se concretizam em circunstâncias de seguro contentamento, caridade, beneficência, amizade, fraternidade, de alegria sadia e de felicidade”.

Doença e saúde tem muito a ver com o pensamento, que, como sabemos, é o motor da ação, seja pelos débitos que esta ação gerou no passado encarnatório, seja pelo que o pensamento poderá gerar na encarnação presente. Pensamentos doentios adoecerão o corpo e abalarão o nosso estado psíquico. “Namora a doença e te casarás com ela’, diz o ditado. As pessoas que vivem sob o medo da doença são as que mais adoecem. A angústia e a tensão levam todo o corpo a entrar num rápido processo de abatimento e o deixam aberto às enfermidades. Pensamentos impuros e negativos, de ódio, ressentimento, inveja, desconfiança, cinismo, revolta e não-aceitação da realidade, não tardarão a destruir o sistema nervoso.

O nosso íntimo perturbado nos torna desagradáveis e antipáticos aos outros, afasta de nós as pessoas sérias que poderiam nos ajudar. Entretanto, bons pensamentos e boas ações geram vibrações boas em torno de nós, atraindo o belo e o bom.

Para nós, espíritas, que somos convictos da Presença Divina e Misericordiosa em nós, do valor incalculável da prece-pensamento e cientes dos princípios morais aos quais buscamos aderir cada vez mais pela aplicação da nossa livre vontade, não teremos dificuldades de objetivar nossos pensamentos para nossa plena realização espiritual e também material, pois àquele que busca o Reino de Deus e sua Justiça, tudo o mais ser-lhe-á dado de acréscimo.