Incontestável legado


Na curiosidade típica do ser humano, às vezes, nos colocamos a inquirir, meditar, qual teria sido a cor dos olhos de Jesus, o tipo e o tom dos Seus cabelos, o formato dos Seus lábios, a contextura da Sua epiderme, a Sua compleição física, o Seu gesticular, o Seu próprio caminhar.

Encontramos incontáveis livros, manuscritos, compêndios, abordando estes temas e, se os analisarmos todos, não chegaremos a uma conclusão exata e definitiva sobre estas características humanas do Cristo Jesus, porque cada um daqueles que sobre Ele escreveu enxergaram-no através da particularidade dos seus olhos, do seu perceber, do seu analisar e, fundamentalmente, do seu sentir.

Entretanto, se ainda hoje permanecem algumas controvérsias a respeito destes temas, subsiste, por outro lado, a realidade incontestável de que o Divino Amigo nos legou de forma dúlcida, clara e insofismável um verdadeiro tratado sobre o amor em suas mais diversas nuances e sublime complexidade.

Todos estes escritos, inexoravelmente, convergem para um ponto em comum, qual seja, o de enaltecer a excelsitude dos ensinamentos do amantíssimo Peregrino do Amor.

Exaltam, claramente, a candura do Seu olhar, o escutar paciente dos Seus ouvidos, o néctar inebriante das Suas palavras, os caminhos perfumados da Sua incomensurável bondade, os eflúvios balsamizantes da Sua caridade, provinda do âmago do Seu ser.

Tudo isto compõe suave melodia, cujas notas de harmonia e de paz, que evolavam da Sua alma excelsa, estimulavam a todos aqueles que desfrutavam a Sua presença, à verdadeira caminhada em direção ao Pai da Vida.

Hoje, o ser humano mais consciente das suas responsabilidades para com o espírito, não mais atenta em demasia nas particularidades dos caracteres físicos de Jesus e sim no tesouro dos seus ensinamentos para que estes possam conduzir nossos passos, fazendo-nos enveredar por caminho perfumoso, cujo chão seja forrado pelas pétalas do conhecimento, da compreensão, da modéstia, da caridade formando um mosaico aveludado, representando e externando ao mundo o verdadeiro sentido do amor universal.

Por isto, a você, irmão querido, que nos oferece amorosa atenção, pedimos: faça do seu viver um hino enaltecendo o amor, testemunhando os ensinamentos do Divino Amigo, através das suas obras, construindo seu feliz porvir, alicerçado nas verdades incontestáveis que Ele, amorosamente, nos deixou como herança bendita durante Sua peregrinação por este planeta azul, que ora, generosamente, nos acolhe.