"Piloto de Cadeira" em Pirapitingui


Domingo, 21 de maio de 2006. Chegamos ao Hospital Francisco Ribeiro Arantes, em Pirapitingüi, Itu, SP, para visitarmos os queridos irmãos hansenianos. O Sr. Salvador Gonçalves Ramos, morador da Colônia há mais de 50 anos, já nos esperava com muita ansiedade, pois uma cadeira de rodas havia sido prometida a ele. Casado com D. Antonia há 48 anos, iniciaram com amor uma vida em comum superando inúmeras dificuldades. Dessa união tiveram 4 filhos, 9 netos e um bisneto.

A cadeira de rodas recebida pelo Sr. Salvador confere a ele a dignidade da independência pessoal, seja para realizar pequenas tarefas domésticas, seja para a possibilidade de se deslocar sem o auxílio de terceiros. Ir onde deseja traz ao novo “piloto” a condição de resgatar sua liberdade anteriormente limitada pelas seqüelas da doença, pois há dez anos foi necessário fazer a amputação de uma perna, dificultando, e às vezes até mesmo impossibilitando, a execução de qualquer tipo de serviço, inclusive sua participação nas atividades da comunidade.

Logo após receber a cadeira de rodas, Sr. Salvador construiu, com a ajuda de um neto, um fogão à lenha para a alegria de D. Antonia. Os familiares do Sr. Salvador e, principalmente, D. Antonia, agradecem muito ao Núcleo Espírita Assistencial “Paz e Amor” pela doação recebida.

Autoria: 
Joel Adonay Lino