Diálogo Fraterno: caminho para o esclarecimento


Às 3ª feiras, o Núcleo Espírita Assistencial Paz e Amor, realiza um trabalho de Orientação e Assistência Espiritual, através de entrevistas. O Serviço de Entrevistas é um trabalho doutrinário dirigido essencialmente ao público frequentador, que procura orientação nesta Casa de Paz e Amor.

Trata-se de auxiliar aqueles que buscam o amparo da Doutrina Espírita, visando encontrar solução para questões de ordem pessoal, espiritual, psíquica e física. Não é um atendimento, onde o entrevistado fala de seus problemas enquanto alguém pacientemente os ouve por horas a fio. O Serviço de Entrevista vai ouvir, avaliar e orientar o necessitado, ajudando-o a sair dos tormentos que o afligem. Quando as dificuldades surgem na vida de cada um e não encontramos justificativas que possam explicar, ficamos muitas vezes sem rumo e o sofrimento se faz presente pela incompreensão de nossa parte, já que não vislumbramos o melhor caminho a seguir.

Insegurança, falta de perspectivas, medo do amanhã, receio de estar enfermo e muitas outras preocupações, refletem o estado de desequilíbrio que está nos afligindo.

Assim, vamos absorvendo tantos problemas, tantos conflitos, que queremos aliviar tudo isso e nem sempre temos com quem conversar, e sem dúvida, muitos dos problemas poderiam ser resolvidos com uma boa conversa.

Neste dia, o visitante é recebido e conduzido a um dos tarefeiros, que com muito amor irá manter com ele um diálogo fraterno, oportunidade em que o entrevistado poderá falar livremente sobre o que o aflige.

Dados serão anotados numa ficha. O entrevistador, nesta ficha, anotará os apontamentos que achar necessários para o acompanhamento do caso. Essa mesma ficha será levada ao grupo de médiuns que pela psicografia receberá a orientação do plano espiritual, sobre a assistência necessária, para o caso em particular. É importante salientar, que essas recomendações psicografadas, englobam orientações sobre as modificações interiores, que cada um precisa realizar, para permitir que, com mais fé e confiança, possa seguir o seu caminho. A seguir as fichas são encaminhadas novamente ao entrevistador, que poderá sanar dúvidas do entrevistado, e principalmente, apontar os dias e horários para a outra etapa da assistência .

O atendimento para o Diálogo Fraterno é realizado em todas as 3ª feiras das 19 às 20 horas. É importante chegar antes das 20 horas, porque as fichas individuais são encaminhadas para o grupo de médiuns neste horário.

A assistência e a orientação espiritual não substituem e nem dispensam o tratamento médico.

Autoria: 
Adriano de castro Filho