Na caravana de Pira, a bagagem é o amor


No terceiro domingo de cada mês, nossa caravana parte para Pirapitingui, no município de Itú, para visitar hansenianos que vivem na Colônia do Hospital Francisco Ribeiro Arantes.

Esse local é uma vila residencial mantida pelo governo do Estado de São Paulo, que abriga famílias de hansenianos, cujas histórias se parecem: contraíram a doença ainda jovens, foram internados, excluídos do convívio social e sofreram todo tipo de discriminação causada pelo preconceito, pela desinformação e pelo medo da doença.

Atualmente, após cerca de 50 a 60 anos, apresentam sequelas no organismo que exigem cuidados frequentes, embora não haja risco de contágio. Eles formaram famílias entre si e hoje realizam afazeres domésticos, atividades de artesanato, etc., recebendo a assistência médica necessária.

Nós visitamos essas pessoas, levando nossa disponibilidade para ouvir suas histórias, seus problemas; levamos também a palavra de consolo do Evangelho e nos organizamos para oferecer ajuda: alguns alimentos, ataduras, medicação de rotina (orientados pela enfermaria), roupas, produtos de higiene e limpeza.

Entretanto, apesar do sofrimento físico e emocional, encontramos e recebemos dessas pessoas o carinho e a expectativa pela nossa chegada, a demonstração de entusiasmo e fé na vida, a alegria por estarem superando seus desafios e dificuldades, despojados que estão dos bens a que costumamos nos apegar.

Essa caravana vai vivendo a caridade; traz a experiência do dar e receber para todos que nela se envolvem, vai promovendo a libertação e a conversão por meio da fraternidade, do sentimento de união construída pela dor, que quando superada na certeza do Amor Divino, nos dá a dimensão e o sentido para a vida.

Assim, nós somos os maiores beneficiados nessa jornada, pois na atividade de doação também recebemos; e, gradualmente, vamos compreendendo e aceitando melhor as dificuldades da vida.

Convidamos a todos os amigos do Núcleo para conhecerem Pirapitingui e fazerem parte de nossa Caravana.

Autoria: 
Joel Adonay Lino