Sem reforma íntima não há evolução espiritual


Este mês, entevistamos Dr. Adriano de Castro Filho, vice-presidente de nosso Núcleo.

Estamos Aqui - Em suas palestras, o Sr. conta que é fã da parte moral da doutrina espírita. Por que?
O Evangelho de Jesus é todo repleto de ensinamentos, pois o Mestre aproveitava todas as oportunidades para ensinar e, através de Seus exemplos, ia mostrando o caminho a trilhar. Quando Ele falou para a multidão que o seguia sobre as "Bem Aventuranças", aí então Ele definiu o Código de Conduta Moral, que devemos seguir para podermos evoluir espiritualmente.

EA - Dr. Adriano, em sua opinião qual a lição mais bela de Jesus?
É difícil falar sobre qual a lição mais bela de Jesus. Para falarmos de uma, escolhemos a parábola do Bom Samaritano. Sendo interpelado por um intérprete da Lei sobre o que deveria fazer para herdar a vida eterna, Jesus lhe perguntou: "O que está escrito? Como interpretas?" A isto ele respondeu: "Amarás o Senhor Teu Deus de todo teu coração, de toda a tua alma de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e amarás o teu próximo como a ti mesmo". Então Jesus lhe disse: "Respondeste corretamente; fazes isto, e viverás". O intérprete da Lei então perguntou-lhe: "Quem é o meu próximo?" E o Mestre respondeu-lhe com a Parábola do Bom Samaritano que em síntese mostra a todos nós que o próximo é aquele que pratica a caridade despretenciosamente sem esperar qualquer retribuição!

EA - Qual a eficiência da homeopatia na cura de doenças? Ela pode atuar no perispírito?
Quando colaborava na Casa Transitória fiz um curso rápido de homeopatia e obtive muito bons resultados no tratamento das crianças. Passando férias no Rio de Janeiro, fui convidado para uma reunião numa sociedade espírita onde o conferencista era um médico e ia exatamente falar sobre a homeopatia. Ele explicou que o medicamento dinamizado atuava diretamente no perispírito, onde se localizava a doença. Daí, passei a compreender melhor como esta terapêutica tão eficiente age. Participando dos trabalhos do Irmão Karl, tenho ouvido suas explicações sobre as origens perispirituais das doenças e a eficiência da homeopatia como terapêutica.

EA - Numa hipótese do Espírito André Luiz retornar à terra hoje, como missionário e médico, o Sr. acha que ele revolucionaria a medicina na Terra?
Não há dúvida de que se André Luiz retornasse à Terra como missionário e médico, muita coisa boa traria para a humanidade, como aliás o Dr. Bezerra de Menezes há mais de 100 anos trouxe. Hoje a medicina esta tecnologicamente muito avançada e naturalmente um espírito do escol de André Luiz encarnado entre nós, teria a oportunidade de mostrar como associar este grande avanço científico e tecnológico à prática do amor ao próximo, exercendo uma medicina mais humanizada.

EA - Fale-nos sobre a Reforma Íntima.
A reforma íntima é a grande chave para a evolução e o crescimento espiritual de todos nós. Como nos encontramos encarnados neste maravilhoso planeta que nos propicia a oportunidade de resgatar os débitos do passado, o espírito encontra-se repleto de vícios que precisam ser eliminados para podermos cumprir os compromissos assumidos. Somente pela reforma íntima poderemos ir afastando de nós os vícios, os defeitos. Cada um de nós, no íntimo, sabe muito bem quais são seus defeitos, aqueles que nos impedem de realmente praticar o bem e amar o próximo como Jesus nos ensinou. Sem reforma íntima não haverá evolução espiritual.

EA - Qual a recomendação mais importante que o Espírito de "Pai João" lhe passou?
Sinto-me muito feliz em saber que conto com a amizade e proteção deste querido mentor e amigo espiritual que é o Pai João. Acho que todas mensagens que são trazidas durante os trabalhos, de uma forma geral e algumas vezes especificamente para um irmão, sempre vem colaborar para que todos nós reflitamos sobre a responsabilidade que temos para com a nossa querida Casa de Paz e Amor e o seu grande papel que é de amparar, orientar a todos irmãos que a ela buscam a procura de socorro e orientação, para seus problemas físicos e espirituais.

EA - Fale-nos sobre o médium Chico Xavier e o que poderíamos aprender com ele.
Chico Xavier é amor, fé, humildade, trabalho e perseverança! Graças à sua mediunidade tivemos a oportunidade de conhecer todas estas verdades que vieram pelos espíritos de Emmanuel, André Luiz, Irmão X e tantos outros. Se não fosse a sua mediunidade, eu, particularmente, não teria tido a grande oportunidade de conhecer, através das obras de André Luiz, como a vida espiritual está relacionada com a maneira como estamos vivendo hoje. Se hoje realmente o nosso Brasil é o coração do mundo e a pátria do Evangelho, o nosso querido Chico Xavier muito contribuiu com o seu trabalho e seu exemplo.

Autoria: 
Márcia Regina Farbelow