A importância dos pais na educação dos filhos


Lendo o jornal "A Folha de São Paulo", do dia 28/03/2004, depara-mo-nos com a seguinte manchete: "Pai terceirizado ajuda criança a estudar".

E a reportagem segue: "... Escolas de ensino fundamental vêm percebendo que, com menos tempo (ou paciência) para dar atenção aos filhos na hora de acompanhar a vida escolar, pais têm delegado algumas funções a profissionais..."

A reportagem completa pode ser lida na internet no endereço:
http:// www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2803200401.htm

Este é um tema extremamente polêmico e que gera inúmeras opiniões a favor e contra estas medidas. Não estamos aqui, porém, para polemizar, julgar ou criticar qualquer atitude. Queremos apenas possibilitar uma maior reflexão sobre o tema.

Como se pode perceber, a matéria não se refere àqueles pais que, pelas dificuldades que apresentam na vida, são obrigados a deixar seus lares em busca do sustento da famiília, mas àqueles que, em busca de realização profissional ou, como diz a matéria, por falta de paciência, delegam a função de pais para outras pessoas.

Muitas vezes, iludidos que somos pelo mundo, queremos um lugar de destaque na sociedade, realizar grandes tarefas no campo profissional, mas nos esquecemos de que a maior e mais importante missão que Deus nos deu, foi a educação de nossos filhos.

Somente quando percebermos essa grandiosa missão, estaremos contribuindo para a construção de um mundo melhor, com menos violência, com mais amor e companheirismo.

Achamos oportuno iniciarmos esta matéria neste mês das mães, mas devido a falta de espaço, continuaremos a abordar este importante tema em nosso próximo informativo.

Autoria: 
Da redação