Textos Espíritas: liberdade


Os tratamentos espirituais que ocorrem às quartas e quintas-feiras no Núcleo se iniciam no Plano Espiritual, muitas horas antes dos trabalhos começarem. Todo o ambiente é preparado, pelos amigos do Plano Maior, para poder receber os irmãos que se dirigem à nossa Casa.

Quando um assistido chega para o tratamento, recebe uma ficha com um número e cor que indicam, respectivamente, a ordem de chegada e os tipos de passe que receberá. Esta ficha somente é entregue à pessoa que será submetida ao tratamento e, para que não haja regalias, não se pode reservar lugares para parentes e amigos, assim como o assistido, após receber a ficha, não deverá se retirar do Núcleo e retornar em um horário próximo ao do início dos trabalhos, pois isto não condiz com os ensinamentos de amor e respeito ao próximo.

As fichas numeradas, de cor amarela e azul, indicam que as pessoas receberão tratamento de passes denominados Pasteur 1 (P1) e Pasteur 2 (P2), que são, respectivamente, passes de equilíbrio para o corpo material e espiritual. Muitas vezes a ficha amarela ou azul é acompanhada de uma ficha complementar, com um código (A3), significando que o assistido será submetido a um tratamento adicional, direcionado em favor de alguma entidade desencarnada que possa estar a seu lado. É importante destacar que esta entidade, geralmente, não tem o propósito deliberado de prejudicá-lo. Às vezes as entidades aproximam-se de nós em busca de auxílio e seremos, assim, o instrumento para que se recuperem e sejam ajudadas dentro de um Centro Espírita.

A ficha de cor branca é dada somente às quartas-feiras, para aqueles irmãos que necessitem de tratamento para o corpo físico, geralmente com graves problemas de saúde. São, então, encaminhados para uma sala especial onde uma entidade médica, Irmão Karl, as orienta e lhes indica o tratamento mais adequado para cada caso. Vale ressaltar que o tratamento médico-espiritual não dispensa o tratamento clínico convencional e que os assistidos, a fim de não sobrecarregarem a equipe de trabalhadores desta sala, deverão abster-se de procurar atendimento quando apresentarem problemas corriqueiros.

É importante saber que não é conveniente trazer crianças nos dias de tratamento espiritual. Para as mesmas há um dia especial: é só comparecerem aos sábados, das 10h às 12h, quando, além do Curso de Evangelização Infantil, também são ministrados passes específicos a elas destinados.

O passe de limpeza é necessário para todas as pessoas, pois tem a finalidade de retirar as energias negativas que são adquiridas com as preocupações e atribulações do dia-a-dia. Enquanto aguardam os passes e o início da preleção, os assistidos devem manter-se concentrados, através de uma leitura edificante ou em prece silenciosa ao som de uma música relaxante. Durante a preleção, que tem a importante função de fornecer subsídios para que as pessoas consigam paz e equilíbrio interior, os assistidos são chamados às salas de passe para que recebam o devido tratamento.

Ao término da palestra, é importante que todos se mantenham em silêncio e prece, pois os trabalhos dentro das salas continuam acontecendo e necessitam de concentração e harmonia. Lembremo-nos sempre de que a disciplina é o sustentáculo de toda a organização e é o elemento de paz e progresso.

Autoria: 
Colaboração: Fernando Peron